terça-feira, 26 de março de 2013

Jantar temático em casa: aposte no cardápio mexicano!

Pra quem gosta de receber em casa, a preparação de um jantar temático é uma delícia!
Você escolhe o tema e começa a pensar no cardápio, no gosto dos convidados, na decoração e na apresentação dos pratos. Pra mim é sempre um prazer! 
O jantar temático que mais faz sucesso aqui em casa é, sem dúvida, o mexicano. Já o fiz inúmeras vezes, com diversos grupos de amigos.
Ele começou bem despretensioso e agora é tradição por aqui. 

Compartilho com vocês algumas fotos tiradas no último jantar. Tem também algumas dicas ao longo do post. Espero que sirvam de inspiração pra vocês organizarem um jantar temático aí também.


No aparador da sala montei uma bandeja para um drink de boas vindas: tequila! Ela não pode faltar. Minha sugestão é a 1800. Uma tequila de boa qualidade (100% Agave) e fácil de encontrar em mercados locais.

Não se esqueça de deixar limões cortados, um potinho com sal e um potinho vazio pros seus convidados descartarem as fatias de limão. Também vale a pena deixar um guadanapo de tecido pra que todos possam limpar os dedos ali mesmo. Eu usei um guardanapo bem colorido, porque acho que ele tem tudo a ver com o tema.


O cardápio da noite foi preparado algumas horas antes e as comidas ficaram dispostas sobre a mesa da sala de jantar e a bancada da cozinha. Assim cada um montou seu prato e recheou tacos e burritos como preferia. Fazer assim dá super certo e tudo se mantém quentinho! 



Taco shells e soft tortillas. Pra rechear, queijo, carne moída e frango desfiado.


Na panela elétrica meu Chilli se manteve quente o jantar todo. A receita dele tá AQUI.



Guacamole e outros dips também não podem ficar de fora, hein!
Aqui nas taças estão: frijoles refritos (que é uma pasta de feijão temperada e coberta com queijo), sour cream e salsa pico de galo.


Outro acompanhamento facílimo de fazer é o molho de queijo cheddar. O ideal é que ele seja servido quente. Ele acompanha os tacos e os burritos ou pode ser dip para os nachos. Impossível resistir!!
Para prepará-lo você vai precisar de três ingredientes: cheddar cremoso (aqueles de copo), um pouco de leite integral para diluir o cheddar e molho de pimenta jalapeño à gosto.






Animados pra preparar o jantar? Tenho certeza de que não vão se arrepender!
Beijos e uma ótima semana a todos,
Mel

19 comentários:

  1. Lindo!!! Lindo!!! Adoooro festinha mexicana...a comida mexicana eu acho super saborosa. Parabéns!Eu não tinha a receita do cheddar, vou fazer para experimentar!
    beijos
    Giovana do blog

    ResponderExcluir
  2. Tudo lindo, amei de viver.
    Quero as receitas!
    Bjocas da Lú Melo

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel,

    É sempre bom recebe um grupo de amigos.E o motivo desse jantar ser um sucesso é a maneira como vc recepciona e claro o cardapio(diferente e ao mesmo tempo simples).Adorei dica...Bjos

    ResponderExcluir
  4. Estava pensando seriamente em fazer uma festinha mexicana em casa! Dá pra inovar bastante né???

    Adorei seu blog, e suas inspirações!

    Já estou te seguindo!

    Passa lá no meu blog ;)

    www.cardapiododia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai que máximo essa sua ideia!! Onde vc achou esse tacos prontos pra rechear?
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mel, muito obrigada pela sua visita, alias adorei seu blog, sua dicas são muito fofas.
    Preciso muito falar contigo, me envia um e-mail
    revistacasamentobasico.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Mel, veio super a calhar esse post...eu já fiz um jantar mexicano em casa e estou organizando outro...ameiiiii...

    Bjks

    Val

    ResponderExcluir
  8. AMei esse jantar! Adoro comida mexicana e adorei o México...perfeito!

    beijosss!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda!
    Os tacos comprei no supermercado mesmo. Esses são da marca CasaFiesta. Eles vêm numa caixinha vermelha.Super recomendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Melzinha, amei muito seu post! Estou pensando em fazer minha festa de aniversário com o tema México. Passei a semana toda procurando artigos decorativos na minha cidade, mas até agora náo achei nada.

    De que cidade vocês são? E onde vocês compraram estes trilhos mexicanos? Eu sou de Florianópolis, e estou pensando em ir para Curitiba ver se acho alguma coisa...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Pati, um elogio vindo de você, que é cozinheira de mão cheia, é sempre um super elogio!! Obrigada.
    Nós somos de São Paulo capital. Estes guardanapos de tecido que eu usei na decoração do jantar mexicano eu comprei no supermercado Carrefour! Nem eu acreditei. Era um jogo super barato com 4 argolas porta-guardanapos, 4 placemats e quatro guardanapos de tecido. Acabei comprando vários, de diversas cores!! Mas esse é de longe o meu favorito! :)

    ResponderExcluir
  12. Amei! Já estou me inspirando. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  13. os cupcakes sao de chocolate com pimenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Os cupcakes são só de chocolate. A pimenta biquinho eu coloquei por cima de alguns só pra fazer uma graça, mas a maioria dos convidados tirou antes de comer.
      Beijos, Mel

      Excluir
  14. Oi Mel, estou preparando um jantar para comcemora meus 30 anos dia 11/08.
    E quando realizei uma busca com o titulo do meu jantar "mexicano" logo buscou seu blog, que deste então não deixo de acessar sequer um dia!!!
    Depois lhe conto como foi!

    Grande beijo,
    Sua xará Mel.

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia! O que é aquela bebida verde ao lado da Tequila? Mojito? Me passa a receita, por favor?! Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Oiii,meu aniversario esta proximo e gostei muito de suas sugestoes,obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde, Mel! Estava procurando sobre jantar mexicano e me deparei com este maravilhoso post e amei, queria saber que bebida é esta verde com as tequilas, pois gostaria de fazer a mesa igual a sua. bjs

    ResponderExcluir
  18. geeeeeeeeeeente, que luxooooooo!! Vou fazer um jantar mexicano e adooorei o aperitivo q vc colocou na entrada... tequila rsrs.

    ResponderExcluir