quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estréia da Ju Castro aqui no Receber & Celebrar com o Bolo Delícia de Chocolate!

Hoje tem novidade no blog! 
É a estréia da colaboradora Juliana de Castro! Ela chega com uma receita DELICIOSA e dá dicas  para você não errar nadinha nadinha e ter um resultado igual ao dela. 
Aproveitem!

Para o mês dos namorados, um mês pra lá de especial,  quando comemoro o aniversário do meu marido e nosso aniversário de namoro, preparei minha receita clássica: bolo de chocolate em formato de coração.  
Bolo de chocolate sempre foi a receita que preparei quando tinha trabalho em grupo da escola ou encontro de amigos. Bom, até hoje ela é a minha receita favorita para Receber e Celebrar.  A receita original peguei com minha sogra e  adaptei um pouquinho usando um pouco mais de cacau em pó na massa e cobertura, deixando ambas mais escurinhas e menos dooooce.   


Massa
Ingredientes:
3 xícaras rasas de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
½ xícara de achocolatado em pó
½ xícara de cacau em pó  
1 xícara de óleo
2 ovos inteiros
2 xicaras de água quente
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer: Misturar: farinha de trigo,  açúcar, achocolatado em pó , cacau em pó, oléo e os ovos.  
Quando a massa ficar bem homogênea, acrescentar a água quente, uma xícara de cada vez, misturando suavemente. A massa ficará bem líquida. Por fim adicionar o fermento em pó, o que deixará a massa mais aereada. Assar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, em forno baixo pré aquecido – temperatura : 180 graus, por 40-50minutos - dependendo da potência do forno.

Cobertura
Ingredientes:
1 lata de creme de leite  com soro
3 colheres de açúcar     
2 colheres de achocolatado
2 colheres de cacau em pó

Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo médio, mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. Aproximadamente por 10 minutos.  Antes de colocar sobre o bolo, aquecer novamente para ficar mais fácil de espalhar.

BON APETIT!! 


                                                             
Dica 1: Antes de começar a receita, separe todos  os ingredientes, em frances: mise en place! Assim evitamos esquecer de adicionar um ingrediente ou notar que falta algo em casa após  já ter começado o preparo. Lembre-se de verificar a validade, ingredientes vencidos podem arruinar sua receita.



Dica2:  Logo após o mise en place, unte a forma: com ajuda de um pincel, espalhe o óleo e em seguida polvilhe farinha de trigo. Assim o bolo desenformará lindamente.




Dica 3: Peineire todos os ingredientes secos, eliminando possíveis pedrinhas, como aquelas encontradas no achocolatado. Elas deixam a massa pesada.





Dica 4:  Marque corretamente o tempo de forno. Utilizar um timer ajuda bastante, assim podemos dedicar este tempo para outra tarefa, como preparar a cobertura. J







Dica 5: Para verificar se o bolo está assado, o truque do palitinho é um ótimo aliado.  Basta enfiá-lo no bolo e retirar, se o palito sair limpinho, como na foto ao lado, o bolo está pronto. Caso saia sujo, basta voltar o bolo para o forno por mais 5-10 minutos, sempre monitorando para não passar o ponto. 










E então, cozinheiros e cozinheiras de plantão? Preparados para experimentar mais esta receita?
Pra conhecer um pouquinho mais sobre a Ju, é só clicar aqui em COLABORADORAS.
Beijos e ótimo feriado pra todos!!
Mel