quinta-feira, 27 de junho de 2013

Feijoada em casa pra comemorar o aniversário do marido

Desta vez me arrisquei numa feijoada. 
Recebemos os familiares e alguns dos amigos mais próximos aqui no apartamento mesmo. Queria fazer alguma coisa diferente e, como faz frio em SP, achei que feijoada seria uma boa pedida pro almoço do sábado! 
O único problema era o de eu nunca ter feito feijoada na minha vida! Fazer pela primeira vez para mais de 20 pessoas seria arriscar demais. Então fiquei com a parte da decoração,  bebidas e os acompanhamentos. E a feijoada? Encomendei com o meu pai, que é cozinheiro de mão cheia! Ele comprou todos os ingredientes, cuidou dos preparativos durante a semana e no sábado bem cedinho trouxe os litros e mais litros aqui pra casa. (Assim fica fácil, né?)



Na sexta-feira anterior eu comprei dois maços de flores e montei alguns vasinhos. Comprei também alguns metros de tecido chita e improvisei essa toalha de mesa:



Como o cardápio escolhido exigia prato, talheres e mesa, acabei pedindo socorro pra essa mesinha do salão do prédio. Trouxe a mesa e quatro cadeiras pro apartamento no dia anterior e usei o restante da chita pra servir de toalha.



O aparador que costuma ficar no hall de entrada foi arrastado pra sala e serviu de apoio pros pratos e talheres.






No balcão da cozinha ficaram as cumbucas da feijoada, arroz, couve, laranja, farofa e um molhinho de caldo de feijão com pimenta.
Também na cozinha, uma plaquinha ajudou os convidados a reconhecerem o que havia dentro da cumbuca:






Em cima das mesas ficaram somente as flores e uma cocote com farofa:

Na pia as bebidas:

E ao lado da pia improvisei uma bancadinha com as bebidas que ficaram fora do gelo: 




Usei uma sobra do tecido pra forar essa bandeja e ela serviu pra acomodar os copos e duas garrafas de vodka. Assim os convidados puderam preparar suas próprias caipirinhas:

No aparador, ao invés de bolo e os tradicionais docinhos de aniversário, optei por frutas em compota. Figos e pêssegos, além de alguns cachos de uvas frescas. 





Foi assim, com comida quentinha e música animada que comemoramos os 34 anos do maridão!

E vocês, já fizeram feijoada pra comemorar um aniversário? Me contem como foi!!
Beijos, Mel

gastronomia2/468x60.gif