quinta-feira, 27 de junho de 2013

Feijoada em casa pra comemorar o aniversário do marido

Desta vez me arrisquei numa feijoada. 
Recebemos os familiares e alguns dos amigos mais próximos aqui no apartamento mesmo. Queria fazer alguma coisa diferente e, como faz frio em SP, achei que feijoada seria uma boa pedida pro almoço do sábado! 
O único problema era o de eu nunca ter feito feijoada na minha vida! Fazer pela primeira vez para mais de 20 pessoas seria arriscar demais. Então fiquei com a parte da decoração,  bebidas e os acompanhamentos. E a feijoada? Encomendei com o meu pai, que é cozinheiro de mão cheia! Ele comprou todos os ingredientes, cuidou dos preparativos durante a semana e no sábado bem cedinho trouxe os litros e mais litros aqui pra casa. (Assim fica fácil, né?)



Na sexta-feira anterior eu comprei dois maços de flores e montei alguns vasinhos. Comprei também alguns metros de tecido chita e improvisei essa toalha de mesa:



Como o cardápio escolhido exigia prato, talheres e mesa, acabei pedindo socorro pra essa mesinha do salão do prédio. Trouxe a mesa e quatro cadeiras pro apartamento no dia anterior e usei o restante da chita pra servir de toalha.



O aparador que costuma ficar no hall de entrada foi arrastado pra sala e serviu de apoio pros pratos e talheres.






No balcão da cozinha ficaram as cumbucas da feijoada, arroz, couve, laranja, farofa e um molhinho de caldo de feijão com pimenta.
Também na cozinha, uma plaquinha ajudou os convidados a reconhecerem o que havia dentro da cumbuca:






Em cima das mesas ficaram somente as flores e uma cocote com farofa:

Na pia as bebidas:

E ao lado da pia improvisei uma bancadinha com as bebidas que ficaram fora do gelo: 




Usei uma sobra do tecido pra forar essa bandeja e ela serviu pra acomodar os copos e duas garrafas de vodka. Assim os convidados puderam preparar suas próprias caipirinhas:

No aparador, ao invés de bolo e os tradicionais docinhos de aniversário, optei por frutas em compota. Figos e pêssegos, além de alguns cachos de uvas frescas. 





Foi assim, com comida quentinha e música animada que comemoramos os 34 anos do maridão!

E vocês, já fizeram feijoada pra comemorar um aniversário? Me contem como foi!!
Beijos, Mel

gastronomia2/468x60.gif

26 comentários:

  1. Nossa, Amei, amei!!!!
    Super inspirador, o tecido de chita harmonizou toda a decoração!!!! LINDO!

    www.by-patty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como sempre tudo muito lindo, Mel! Curti cada detalhe: as flores, a toalha, as plaquinhas..Muito capricho! Imagino que o marido deve ter ficado bem contente.
    Parabéns, Mel! Você nos inspira sempre.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Ai Mel...voce é fantáaaaastica!!! Quanto capricho menina...ficou tudo lindo, por isso que sempre digo que esse blog é uma inspiração!

    Bjks

    Val
    www.nobalaiodaval.com.br

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAII que lindo Mel!!

    Tudo perfeito!!
    Adorei mesmo viu?!

    Eu adoro essas toalhas floridas e acho que super combinou com o cardapioo!!
    Amo feijoada! Ainda mais com esses ingredientes que teve, não gosto mt de pé, orelha eca! rs

    Lindo mesmooo!!

    Ah!! comecei a fazer seu mimo viu?!
    acho que semana que vem ta pronto!!

    Um beijooo*

    ResponderExcluir
  5. Oiii


    nossa ficou tudo tão perfeitoooo
    ameiiii demais a estampa das toalhas!!!!
    fiquei com vontade de estar na festa kkkkkk

    Oiii


    coisa mais linda homem de cachecol neh??? roupa de frio eleva o look ao nivel profissional kkkkkkk... fica bem mais bonito!!!!


    bjinho


    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa Mel...inspirador e lindo!! Eu já fiz uma feijoada para mais de 30 pessoas quando fiz 32 anos...deu trabalho pois fiz tudo sozinha e já tinha minhas 3 filhas,na época com 6 e 2 anos (gêmeas)...imagina a loucura!!E este ano repetirei a dose...porém com mais experiência...rsrs...completarei 36 anos no próximo dia 14 de julho e farei uma feijoada novamente para ums 20 pessoas...de novo sozinha...mas com suas dicas facilitará muito. Parabéns!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  7. Meeeel! Que ocisa mais lindaaaa!
    Sempre passo por aqui, mas nunca comento! Pode brigar kkkkk

    Mas tive que comentar dessa feijuca! Ameii! Tds os detalhes, as cores, tudo combinou! Amei!

    Beiijinhos

    www.cardapiododia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ficou tudo tão lindo, Mel:) Adorei a toalha da mesa, a plaquinha, enfim, todos os detalhes. Delícia de post, várias inspirações;)
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. SEM PALAVRAS...
    IMPECÁVEL TEU BLOG. ADORO DAR MINHAS VOLTINHAS POR AQUI.
    UM BEIJO, MEL.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mel..eu comprei o cactooph (nome do paliteiro) na loja https://www.mundocool.com.br nem acreditei quando chegou de tão rapido! mas fui olhar lá e não tem mais, pesquisei na epoca também na It Casa...e sei que tem na imaginarium! Eu sou suspeita para falar dos tabasco porque eu amo pimenta de todos os tipos...essa jalapeño eu encontro sempre no Carrefour num precinho bem camarada (R$7), mas aqui em casa nao dura porque eu e maridon adoramos! Mostrei para o meu pai a sua feijoada e ele adorou, disse que quer trocar o churrasco que eu ia fazer pra ele pela feijuca já que o niver dele é mes que vem...

    Bjks

    Val
    www.nobalaiodaval.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que delícia Mel....adorei o tecido de chita!

    Acho que nunca vou fazer feijoada na minha vida..não faço nem feijão!! rsrs...

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Adorei tudo! A decoração ficou linda! Bjos
    http://artistacasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Mel! Adoro como a chita (tecido) alegra os ambientes. Neste fim-de-semana será aniversário do meu sogro, e será uma feijoada também. E vou decorar o salão com esse tecido!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Adooooooooooro todas as dicas do seu blog, de como receber bem e proporcionar um momento incrível entre amigos! Gostaria q vc disponibilizasse idéias para um fondue, sugestões de acompanhamentos, essas coisas que vc sabe muito bem! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!! Que bom receber sua visita e seus elogios aqui! Fiquei muito feliz! Vou aproveitar o inverno pra fazer um fondue e colocar as dicas aqui. Ótima ideia. Algo que se assemelha um pouco ao fondue (pelo menos na forma de servir) é a raclette. Acho inclusive que meus convidados gostam mais de raclette! Dá uma olhadinha neste post aqui: http://receberecelebrar.blogspot.com.br/2013/02/o-que-servir-num-jantar-entre-amigos.html Quem sabe ele já não vai servindo de inspiração, né? Beijos, Mel

      Excluir
  15. Me he dedicado a mirar su blog y me han encantado todas sus buenas ideas
    Saludos Angélica

    ResponderExcluir
  16. Oi Mel, tudo bem?
    Conheci seu blog agora e já li quase tudo! Parabéns, amei!
    Pode me dizer onde posso comprar aquele dispenser para suco?
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcellie, seja muito bem vinda! Que bom que você tem gostado do blog!!
    Esse dispenser de suco eu comprei na TokStok há quase dois anos. Ele é de acrílico e eu o uso com frequência. Deixa a bebida muito mais charmosa do que na caixinha, não é mesmo?
    Tem dele pra vender de vidro também. Já vi em algumas lojas que vendem artigos para casa.
    Beijos, Mel

    ResponderExcluir
  18. Que saudade do Brasil e de uma boa feijoada! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Seu blog é um charme!!!!
    estou amando as dicas!!!
    onde vc comprou a garrafa de vidro com torneira p/ coloca sucos, outras bebidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula. Muuuito obrigada pela visita e pelos elogios!!
      Essa suqueira que vc viu nas fotos é de acrílico e eu comprei na TokStok. Mas sei que tem pra vender de vidro e até de plástico em lojas que vendem artigos para casa. Elas sempre fazem muito sucesso! Eu adoro usar suqueiras!
      Beijos, Mel

      Excluir
  20. Oi Mel tudo bem?
    Amei seu blog! Gostaria de agradecer pela postagem da decoração da sua casa para a feijoada. Vou receber alguns amigos aqui em casa. E muitos mimos que fiz aprendi no seu blog. Achei uma suqueira e vou servir uma agua aromatizada. Resumindo... obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  21. Oi, comprei um fogareiro igual a esse e não sei como acender, vc acendeu ele com alccol normal, ou em gel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziella. Existe um gel próprio para acender este fogareiro. Se você usar alcool ele apaga em poucos minutos. :)

      Excluir
  22. Boa noite Mel, idéias maravilhosas, tudo lindo! Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir