sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Chili con carne" - uma das minhas paixões de inverno!

Fui apresentada ao CHILI há cerca de 8 anos, quando morava em Minnesota. No estado mais frio dos EUA, com quase 6 meses de inverno, as pessoas precisam de receitas quentinhas e deliciosas para aquecer o corpo e a alma. Pois foi amor à primeira provada, rsrs.


O "chili con carne" ou, como é mais conhecido, "chili" é uma combinação (perfeita!!) de feijão, carne (geralmente carne moída), tomate e claro, pimentas e pimentões! A origem do prato é polêmica. Parece que a maioria acredita se tratar de um prato mexicano, mas ele tem bem cara de coisa americana, viu... O estado do Texas adotou o Chili como seu prato oficial e o fato é que hoje ele faz parte do que chamamos culinária Tex-Mex, minha favorita!

O Chili aqui em casa tem lugar de destaque em noite temática mexicana. (meu Crokpot de 4 litros já ficou pequeno pra fazê-lo e satisfazer a demanda da turma!!!)  Receita também infalível pra agradar o marido. 

O melhor é que há espaço pra abusar das combinações que o prato oferece! 
Vejam essas fotos inspiradoras que eu encontrei no Celebrations at Home:











Chili vai bem com nachos, batata-frita, hot-dog, burritos, batata assada, tacos, quesadillas e até como molho de macarrão. 

Se você nunca comeu um chili por aí, vale muito a pena experimentar! 
E como prometido há um tempão, aqui está a minha receita:

3 copos de feijão cozido;
1/2 quilo de carne moída refogada;
1 cebola grande picada;
1 pimentão grande picado; (às vezes coloco dois, um vermelho e um verde)
4 tomates picados;
1 tablete de caldo de carne;
1 pedaço de pimenta jalapeño;
sal, alho e pimentas a gosto.

Colocar tudo numa panela de cozimento lento (slow-cooker) e deixar lá por aproximadamente 6 horas. Eu nunca fiz em outro tipo de panela, então não sei qual é o resultado, mas acredito que a maioria dos restaurantes use panelas convencionais mesmo, né?

Um ótimo final de semana! Aproveite bem os dias frios que estão por vir! 
Mel

15 comentários:

  1. Que delícia!!!
    Adorei as dicas e as fotos, uma delícia!

    Grande abraço.
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mel,
    Tenho muita vontade de fazer chili! Aqui no Rio de Janeiro tá fazendo um friozinho gostoso e com essa receita vai cair muito bem!
    BJUS!!!!

    www.by-patty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mel, você morou nos EUA! Por que voltou? Viajei para lá e gostei tanto! Só não tive a oportunidade de morar. Tive contato com mexicanos, gente boníssima. Conheci o chilli, a ensalada, os tacos... Mas tudo original, viu? Ou seja, com muita pimenta - e sou alérgica. Peninha... Bem, o seu chilli está lindo e apetitoso! Ainda vou fazer, mas sem pimenta. Chiuf... Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!!
      Pois é... às vezes também me pergunto por que voltei, rsrsrs. Foi um período muito gostoso, uma experiência riquíssima, mas minha família estava no Brasil, eu precisava acabar a faculdade que havia sido trancada, enfim, vários fatores me fizeram decidir pela volta. Mas eu sou apaixonada pelos EUA!! Mas falando de chili, experimenta fazer um sem pimenta e capricha nos pimentões, (pimentão você pode?). Eu não vivo sem chili, rsrs Beijos, Mel

      Excluir
  4. Oi Mel!
    Nunca comi chili, mas parece ser realmente uma delícia;)
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Mel!!!!

    Me perdoa? rs
    To mega sumida, mas não esqueci de vc!!
    Tá prontinho e já ta até embalado...
    o que falta é tempo de ir no correio. rs

    alias, me manda por e-mail seu endereço que eu VOU DAR UUM JEITO essa semana!!
    isa_belaflorzinha16@hotmail.com

    Ah... ficou com uma cara ótima viu?!
    mas pimentões não me fazem bem... fico lembrando deles o resto do dia! rs

    Mas um dia eu tento sem pimentões!
    Quando eu era mais nova eu sempre quis ir morar nos EUA ou no Canada... mas minha mãe nunca deixou e acabou que hj eu nem ligo!rs
    Depois que a gente casa muuuita coisa muda né!?

    Um beijão!
    e espero seu e-mail =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, imagina!!!!
      Nem fala assim que eu fico constrangida! Presente é presente! Não tem pressa, você tem que me enviar quando for mais conveniente pra você, claro. A correria do nosso dia-a-dia não nos permite fazer o que queremos na hora que queremos, eu sei bem como é.
      Pode ficar suuuper tranquila! Nada de VOU DAR UM JEITO, por favor. Se você me mandar de Natal eu já vou ficar mega hiper feliz! Afinal estou ganhando um presente seu!!

      Mudando de assunto, experimenta fazer um chili um dia. Os pimentões derretem depois de tantas horas de cozimento. Será que mesmo assim eles te fazem mal? Beijos!! Mel

      Excluir
  6. Oi Mel..

    Tbm adoro comida TEX-MEX!!
    Será que dá pra fazer na panela de pressão??

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, putz, não sei se dá pra fazer na panela de pressão... Eu acho que ela vai cozinhar e "detonar" tudo rápido demais, rsrsrs A slow cooker é o oposto de uma panela de pressão porque a ideia é a de deixar os ingredientes juntos, cozinhando por hooooras, pra que tudo pegue mais gosto. Eu diria que seria melhor você fazer numa panela comum, num fogo beeem baixinho. Ou tentar numa panela elétrica de arroz. Eu não tenho uma, mas dizem que ela não queima, né?
      Beijos, Mel

      Excluir
  7. Oi Melzinha... Simplesmente AMEI esse post, que lindas fotos para inspirar mais um jantar mexicano! E o Chilli, também adoro e também acho super americanizado kkk...

    Beijão querida

    ResponderExcluir
  8. Vir aqui é sempre uma alegria, Mel, por ver tanta coisa linda! Cada detalhe mais lindo que o outro.Eu também sou fã de chilli, mas ainda não fiz com tanto capricho assim.Qualquer hora dessas vou seguir sua inspiração.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Oi Mel,

    Comida Mexicana é tão convidativa, mas nunca comi nada (exceto um guacamole bem sem-vergonha em uma Feira das Nações). Fiquei morrendo de vontade de experimentar sua receita de chili (simplesmente amo pimentas).
    Só uma dúvida: coloco o feijão já cozido? ele não derrete com tanto tempo de cozimento?
    Beijocas e obrigada por compartilhar conosco essa delícia. Vou aproveitar a frente fria que promete chegar pelo Sul de Minas no final da semana e testar a receita.

    Amanda Paz - Funny Amandita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!! Sim, o feijão já vai cozido! Alguns grãos derretem sim, e aí está uma das maravilhas da receita, mas a maioria deles fica inteiro. Se fizer, depois volta pra me contar se gostou do resultado! :)
      Beijos, Mel

      Excluir
  10. Mel, que receita ótima, você arrasou!

    Me deu água na boca!!! Eu adoro comida "caliente", rs. Parece ser bem fácil de fazer, já até anotei a receita porque qualquer dica essa receitinha vai piar em casa, hehe.
    Os restaurantes mexicanos que já fui são tão adaptados que nem muito picante são :o(

    Beijos :o)))

    ResponderExcluir
  11. Mel...

    Não aguentei e publiquei já pro sorteio um joguinho = o seu!
    Dá uma olhadinha lá!!

    bjuuus

    ResponderExcluir